N'GOLA - PARTE 1

Angola advém do Kimbundu "Ngola". Ngola não é nenhuma tribo ou povo mas um pedaço de ferro que os Mbundu tinham como simbolo de poder. Pelos vistos,"Ngola" era utilizada para designar o Rei -Ngola Kiluanji, Ngola Kiluanji Kya Samba ou Nzinga Mbandi Ngola. Anos mais tarde, Angola designava todo o território administrado pelas autoridades coloniais portuguesas, dando assim origem ao nome do país. Todavia, a palavra N´Gola, para mim, tem outro significado. O meu pai esteve em Angola durante a Guerra Colonial. Esteve colocado até 1973. De lá trouxe, alem de mascaras, quadros, estátuas e dois 7"" da editora "N´gola". Esses dois disquinhos acompanham-me desde que nasci. Tenho filmagens, dos anos setenta, em que eu e a minha prima Coro dançamos ao som do Makgolokgolo. Durante anos pensava que o nome deste disco era "African Jazz". É dai que vem o meu interesse pela editora N´Gola -subsidiária da Valentim de Carvalho- pelo Semba e pela rica cultura angolana.

Sem comentários: